O profeta Baruc incentivava o povo a manter firme sua fé no Deus único e verdadeiro, num tempo muito difícil, quando Jerusalém havia caído sob o domínio dos babilônios, e dentre seus escritos temos aquele no qual ele incentiva o povo a não desanimar pois a liberdade virá, e a nação se reorganizará: “(...) Sim, Deus guiará Israel, com alegria, à luz de sua glória, manifestando a misericórdia e a justiça que dele procedem (...)”. Cerca de 600 anos depois vemos João Batista manifestando que este tempo finalmente chegou com Jesus Cristo, clamando ao povo que se converta, que se prepare para a vinda Dele. E é isto que todos os anos procuramos fazer quando o Natal se aproxima: nos tornarmos mais dignos do amor e da misericórdia de Deus em nossas vidas, dignos da constante presença da Santíssima Trindade pronta a tornar este mundo perfeito, esperando apenas que livremente nós sejamos os instrumentos desta transformação. Que assim seja!

Leitura do Livro do Profeta Baruc (Br 5,1-9)
¹Despe, ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição, e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus. ²Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus e põe na cabeça o diadema da glória do Eterno. ³Deus mostrará teu esplendor, ó Jerusalém, a todos os que estão debaixo do céu. ⁴Receberás de Deus este nome para sempre: “Paz-da-justiça e glória-da-piedade”. ⁵Levanta-te, Jerusalém, põe-te no alto e olha para o Oriente! Vê teus filhos reunidos pela voz do Santo, desde o poente até o levante, jubilosos por Deus ter-se lembrado deles. ⁶Saíram de ti, caminhando a pé, levados pelos inimigos. Deus os devolve a ti, conduzidos com honras, como príncipes reais. ⁷Deus ordenou que se abaixassem todos os altos montes e as colinas eternas, e se enchessem os vales, para aplainar a terra, a fim de que Israel caminhe com segurança, sob a glória de Deus. ⁸As florestas e todas as árvores odoríferas darão sombra a Israel, por ordem de Deus. ⁹Sim, Deus guiará Israel, com alegria, à luz de sua glória, manifestando a misericórdia e a justiça que dele procedem.
Salmo Responsorial  125 (126) R: Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,
parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca,
nossos lábios, de canções.
2. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles
o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!
3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto.
Os que lançam as sementes entre lágrimas,
ceifarão com alegria.
4. Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 1,4-6.8-11)
Irmãos: ⁴Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, ⁵por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. ⁶Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus. ⁸Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. ⁹E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, ¹⁰para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, ¹¹cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 3,1-6)
¹No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; ²quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto. ³E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, ⁴como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. ⁵Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. ⁶E todas as pessoas verão a salvação de Deus’”.