Passadas três semanas da grande festa da Páscoa Jesus Cristo Ressuscitado continuou se encontrando com seus discípulos, a fim de incentivá-los e encorajá-los para a missão de levar adiante sua mensagem. E sempre desejando-lhes que estivessem em paz, que tivessem fé Nele pois não havia motivos para se preocuparem com o que viria pela frente. E sabemos que os discípulos levaram o cristianismo adiante, enfrentando todos os obstáculos, a maioria dos que conviveram com Jesus sendo inclusive martirizados durante esta caminhada. E foram deixando claro que Deus está sempre atendo aos que se convertem, e que pra ser verdadeiramente cristão não basta declarar-se como tal, mas é preciso viver de fato a proposta de amor deixada por Jesus. Sigamos portanto firmes comemorando a festa da Páscoa, e convertendo-nos cada vez mais, melhorando um pouco a cada dia, pois este é o segredo da verdadeira felicidade.

Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 3,13-15.17-19) Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13“O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”.

Salmo Responsorial 4 R: Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face. 1. Quando eu chamo, respondei-me, * ó meu Deus, minha justiça! / Vós que soubestes aliviar-me * nos momentos de aflição, / atendei-me por piedade * e escutai minha oração!  2. Compreendei que nosso Deus * faz maravilhas por seu servo / e que o Senhor me ouvirá, * quando lhe faço a minha prece. 3. Muitos há que se perguntam: * “Quem nos dá felicidade?” / Sobre nós fazei brilhar * o esplendor de vossa face! 4. Eu tranquilo vou deitar-me * e na paz logo adormeço, / pois só vós, ó Senhor Deus, * dais segurança à minha vida!

Leitura da Primeira Carta de São João (1Jo 2,1-5a) 1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. 3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 24,35-48) Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.