Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 961

Ao instruir o povo nômade rumo à terra prometida, Moisés lhes disse: “(...) Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças (...)”. Respondendo à pergunta de um mestre da lei, Jesus confirmou este como sendo o maior mandamento, porém completou: “e (...) Amarás o teu próximo como a ti mesmo! (...)”. Estes mandamentos são complementares pois nossa união com Deus, nosso amor a ele, nos motiva a amar nosso próximo, e ao agirmos em relação ao nosso próximo com amor manifestamos que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, que nos ama sem limites, como demonstrou através do sacrifício da paixão e morte de Jesus Cristo. O amor é a chave para um mundo justo e fraterno, no qual todos possam ser felizes tendo uma vida plena.

Leitura do Livro do Deuteronômio (Dt 6,2-6): Moisés falou ao povo dizendo: 2“Temerás o Senhor teu Deus, observando durante toda a vida todas as suas leis e os seus mandamentos que te prescrevo, a ti, a teus filhos e netos, a fim de que se prolonguem os teus dias. 3Ouve, Israel, e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. 4Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno.

Salmo Responsorial 17 (18) R: Eu vos amo, ó Senhor, porque sois minha força!
1. Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força minha rocha, meu refúgio e Salvador! / Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga * Minha força e poderosa salvação.
2. Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga * sois meu escudo e proteção: em vós espero! / Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! * E dos meus perseguidores serei salvo!
3. Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! * E louvado seja Deus, meu Salvador! / Concedeis ao vosso rei grandes vitórias * e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.

Leitura da Carta aos Hebreus (Hb 7,23-28): Irmãos: 23Os sacerdotes da antiga aliança sucediam-se em grande número, porque a morte os impedia de permanecer. 24Cristo, porém, uma vez que permanece para a eternidade, possui um sacerdócio que não muda. 25Por isso ele é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26Tal é precisamente o sumo-sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos-sacerdotes oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28A lei, com efeito, constituiu sumos-sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 12, 28b-34): Naquele tempo, 28bum mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 18h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024