Nossa Senhora da Luz

Histórico de nossa Paróquia

HISTÓRIA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ

Nos primeiros meses do ano de 1956, foi doada à Mitra Arquidiocesana de São Paulo uma área com cerca de 900m2, com a condição que se construísse uma igreja. Por desejo de D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Cardeal de São Paulo, a igreja seria construída com a invocação de Nossa Senhora da Luz.

Em 24 de Abril de 1956, iniciaram-se os preparativos ao empreendimento e em 13 de maio do mesmo ano, após um tríduo preparatório, e com a presença de D. Antonio Rolim Loureiro (Bispo Auxiliar de São Paulo) e milhares de fieis, é lançada oficialmente a pedra fundamental da futura igreja, com a benção da imagem padroeira.

A Obra teve inicio pelo salão paroquial, o qual foi inaugurado em 30 de maio de 1957. O inicio da construção da igreja se deu em agosto de 1957 e a primeira comemoração festiva da padroeira se deu em 01 de fevereiro de 1958.

Em 11 de fevereiro de 1958 a igreja de Nossa Senhora da Luz foi elevada a condição de Paróquia.
A campanha do dizimo teve inicio em 1966, época em que a paróquia contava com 150 dizimistas.
Em 08 de julho de 1973 ocorreu a festa da benção da igreja e consagração do altar presidida por D. Paulo Evaristo Arns.
Não podemos deixar de registrar o grande transtorno ocorrido em 05 de julho de 1975, quando, após forte vendaval, desabou o telhado da igreja, gerando muitos prejuízos a mesma.

Destacamos os trabalhos da Pastoral das vocações, que marcou sempre suas realizações durante toda a existência, rezando assiduamente pelas vocações em todas as missas celebradas, como também junto às famílias. Graças as orações e dádivas de Deus, hoje nossa Paróquia conta com 16 vocações consagradas ao serviço de Deus em sua igreja e três postulantes, vocações essas brotadas do meio de nossa juventude; das quais 8 sacerdotes e 8 religiosas.

A Pastoral da Saúde, criada inicialmente com a preocupação de colaborar e atender ao hospital pertencente ao território da paróquia, assumiu o trabalho junto aos nossos idosos enfermos, mantendo uma visita semanal aos mesmos , atendendo-os em suas necessidades , tanto materiais como espirituais, levando a Eucaristia ate eles.

Em função do crescimento do bairro e do número de fieis  que participavam da paróquia, foi manifestada pelo Pe. Valdevir junto ao povo a necessidade da construção de um novo templo, pois a igreja já não comportava o contingente de paroquianos e, alem disso, a estrutura do prédio estava abalada.

No dia 31 de maio de 1981,    foi realizada a celebração de lançamento da pedra fundamental do novo templo, coma presença de Dom Joel Ivo Catapan e grande número de paroquianos teve inicio então as obras de construção. Em 1982 as missas eram celebradas provisoriamente no ultimo salão(primeiro piso) > Em 06 de outubro de 1984, foi inaugurado o salão paroquial (segundo piso).

No final de 1995, foi criada a Obra Social Nossa Senhora da Luz, com a finalidade de manter e promover obras sociais e de educação em seus vários graus, promovendo e desenvolvendo o crescimento e amparo da infância, juventude e sociedade em geral.

Com a nova igreja pronta, na alegria da comemoração dos 40 anos da fundação da paróquia, em 25 de maio de 1996, foi celebrada a Dedicação do nosso templo a Deus, em louvor de Nossa Senhora da Luz Do trabalho Missionário de nossa paróquia se despontaram quatro comunidades: Comunidade São Tarcisio, Comunidade São Francisco, Comunidade São Paulo e Comunidade Santa Edwiges. Vamos manter nossas orações e testemunhos para podermos ver dentro em breve estas comunidades terem suas próprias vidas e desmembrarem-se.

Padres que atuaram na paróquia:

• Pe. Batista Gramaglia      17/09/60  a  21/02/70
  • Pe João Tiago Alves         22/02/70  a  20/01/73