Para quem curte a bíblia 861

Respeitando nossa liberdade Deus se encarna em seu Filho Jesus Cristo para, igualando-se a nós humanamente, submetendo-se inclusive a um batismo de conversão mesmo já estando em plena comunhão com o Pai, mostrar o caminho da felicidade de forma que possamos segui-lo se quisermos. Este é o benefício de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus: fazer nossas escolhas, vivendo somente em função de nós mesmos ou construindo um mundo mais justo e fraterno a exemplo do que fez Jesus. Se escolhermos praticar a justiça e viver fazendo o bem certamente sentiremos a satisfação de ter feito a escolha certa, vendo com alegria os resultados de uma vida bem vivida.

Leitura do livro do profeta Isaías (Is 42,1-4.6-7). Assim fala o Senhor: 1"Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega, mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

Salmo: 28(29) R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo! 1. Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome, adorai-o com santo ornamento! 2. Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa. 3. Sua voz no trovão reboando! No seu templo, os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!

Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 10,34-38). Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a boa-nova da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio, porque Deus estava com ele”.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 3,13-17). Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” 15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. 17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

Festa de Nossa Senhora da Luz 2019