Para quem curte a bíblia 800

Temos na bíblia trechos da profecia de Daniel e do Apocalipse que falam de Jesus Cristo triunfante, de todo o seu poder e glória. E num trecho do evangelho segundo João, temos o diálogo de Pilatos com Jesus, quando este está preso, prestes a ser condenado à cruz, no qual o próprio Jesus reconhece ser rei, mas não um como os governantes deste mundo que lutam por riquezas e poder, e sim de um mundo no qual impere o amor, e pela construção do qual Ele dedica sua vida. Quem acredita num líder que mostra que o caminho da felicidade depende de fraternidade e solidariedade precisa estar atento às necessidades dos menos favorecidos, fazer o que puder para que sejam sanadas, e cobrar constantemente os líderes econômicos, políticos e religiosos para que ajam da mesma forma.

Leitura da profecia de Daniel (Dn 7,13-14). 13"Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.”

Salmo 92(93) R. Deus é rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor! 1. Deus é rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor! 2. Vós firmastes o universo inabalável, † vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis! 3. Verdadeiros são os vossos testemunhos, † refulge a santidade em vossa casa pelos séculos dos séculos, Senhor!

Leitura do livro do Apocalipse (Ap 1,5-8). 5Jesus Cristo é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 6e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. 7Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão, também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 8"Eu sou o alfa e o ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o todo-poderoso”.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 18,33-37). Naquele tempo, 33Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?” 35Pilatos falou: “Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?” 36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

Festa de Nossa Senhora da Luz 2019