Boletim via e-mail

Para quem curte a Bíblia

Para quem curte a bíblia 1017

Mais uma vez teremos a oportunidade de celebrar o Natal. Visando não perdermos o real sentido desta festa, que marca o nascimento de Jesus Cristo, teremos pela frente um mês para nos prepararmos espiritualmente. As leituras que temos hoje falam desta preparação, de estarmos vigilantes e atentos sempre, pois para celebrarmos dignamente o Natal é necessário que nossa vida reflita nosso cristianismo, nossa fé que o amor é o caminho a ser seguido por quem assim se denomina. O Natal é uma época que certamente mexe com as pessoas, tomara que estejamos todos entre aqueles que celebrarão com alegria, não uma alegria vazia, mas firmada em termos nos preocupado em fazer com que todos possam participar dela, pois certamente há muitas pessoas que sofrerão tristeza, provocada pela fome, saudades, solidão, violência, etc., e dependerão do nosso amor. Que este mês sirva para estarmos atentos e dispostos a fazer que todos possam superar suas dificuldades e participar desta grande alegria!

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is2,1-5)
1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão:  Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos"; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em  foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

Salmo Responsorial 121 (122)
R: Que alegria quando me disseram: vamos à casa do Senhor!
1. Que alegria, quando ouvi que me disseram: * “Vamos à casa do Senhor!” / E agora nossos pés já se detêm, * Jerusalém, em tuas portas.
2. Para lá sobem as tribos de Israel, * as tribos do Senhor. / Para louvar, segundo a lei de Israel, * o nome do Senhor. / A sede da justiça lá está * e o trono de Davi.
3. Rogai que viva em paz Jerusalém, * e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, * tranquilidade em teus palácios!
4. Por amor a meus irmãos e meus amigos, * peço: "A paz esteja em ti!" Pelo amor que tenho à casa do Senhor, * eu te desejo todo bem!

Leitura da Carta São Paulo aos Romanos (Rm 13,11-14a)
Irmãos: 11Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. 12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. 13Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14aPelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 24,37-44)
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37"A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá".