Para quem curte a bíblia 791

O livro da Sabedoria nos fala que os justos incomodam àqueles que praticam o mal pois trazem às claras que é possível fazer o bem e que quem não o faz é porque não quer. Uma das grandes tentações nas quais muitos caem e os afasta do bem é a do poder, como alerta Jesus em seu evangelho segundo Marcos, advertindo que quem quiser ser grande deve servir aos outros e não buscar o poder e vanglória. Nestes tempos de eleição devemos procurar escolher pessoas que estejam nesta condição de se eleger para realmente tornarem-se servidores públicos que busquem o bem do povo, e não realizar seus projetos de poder. Pessoas que estejam abertas à Sabedoria que vem de Deus, que é a única que pode trazer a paz e a justiça, como ensina Tiago em sua carta. Sem dúvida precisaremos muito desta Sabedoria para podermos encontrar estas pessoas sem nos deixar iludir por discursos mentirosos e propostas que não se sustentam no histórico de vida dos candidatos. Sendo assim, rezemos intensamente para que ela nos guie, e pesquisemos com afinco até encontrar as pessoas corretas.

Leitura do livro da Sabedoria (Sb 2,12.17-20). Os ímpios dizem: 12"Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘ filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo a morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”
Salmo 53(54) R. É o Senhor quem sustenta minha vida! 1. Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo! 2. Pois contra mim orgulhosos se insurgem, † e violentos perseguem-me a vida: não há lugar para Deus aos seus olhos. Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! 3. Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome, que é bom!
Leitura da carta de São Tiago (Tg 3,16-4,3). Caríssimos, 16onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. 17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 18O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. 4,1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 9,30-37). Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam essas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37"Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”

Campanha da Fraternidade