Festa de Pentecostes 2023

Dom Romualdo Matias Kujawski
Bispo emérito de Porto Nacional (TO)

“Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas.” (At. 1,8).

Prezados Irmãos,

Em nome do Pai, do Filho e, hoje especialmente, do Espirito Santo …

Estamos chegando à Solenidade de Pentecostes, momento em que recordamos a descida do Divino Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora, reunidos no Cenáculo. Nesta oportunidade, a Igreja inclina-se mais uma vez perante o mistério da terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.

Nos Sacramentos descobrimos um sinal e a graça da presença de Deus em nosso meio. Associamos ao Batismo o dom da fé; à Eucaristia o fortalecimento, no amor; e à Crisma os sete dons do Espírito Santo.

Desde a primeira reflexão bíblico-teológica percebemos a presença do Espírito Santo. Ele é como um perfume de excelente cheiro, um fogo ou mesmo uma brisa suave, que nos conduz à santificação e nos leva ao caminho de unidade em nossa Igreja.

Ubi Ecclesia, ibi Espírito Santo!

No dia de Pentecostes, é fundamental renovar nossa consciência de pertença à Igreja Católica, e de nossa corresponsabilidade para com Ela.

O Espirito Santo nos ajuda e nos unge, revelando-se como doação iluminadora. Ele acompanha nosso processo de amadurecimento na fé, na caridade e no discernimento rumo à Verdade. (Cf. Jo 8,31-32).

O próprio Jesus, a partir de Seu batismo no Rio Jordão, nos convida a ouvir a voz do Pai e a respondê-lO, no Espírito Santo. A abertura e a alegria dos Apóstolos no Cenáculo, sirvam-nos como exemplo em nossa missão. Aceitemos, então, o Espírito Santo na perspectiva escatológica da vitória do Bem. Exatamente: Ele é o Bem da humanidade!

Olhando para o evento de Pentecostes, podemos perceber que “Os apóstolos não receberam o Espírito Santo porque eram fervorosos, mas se tornaram fervorosos porque receberam o Espírito Santo”. A partir dali eles tiveram a coragem e a ousadia para anunciar, com intrepidez, a Palavra de Deus. Para a missão, O Espírito Santo distribui a nós seus carismas, conforme podemos observar no capítulo 12 da 1.ª Carta de S. Paulo aos Coríntios. Deixo um questionamento: Quais carismas pessoais nós já recebemos e quais os que ainda não descobrimos? Temos consciência que os carismas são dados gratuitamente para a nossa santificação e para serviço à Igreja e aos irmãos?

O Movimento da Renovação Carismática Católica, há mais de 50 anos tem trazido essa experiência e vivência dos dons carismáticos a toda a Igreja. O Espirito Santo nos impulsiona a levar ao mundo a Esperança definitiva da vitória de Cristo. Por isso, devemos ter cuidado para não nos acomodarmos e não nos deixar levar pelas agressivas ideologias do mundo de hoje. Precisamos ter muito cuidado para não perdermos os dons do Espirito Santo! O Papa Francisco tem pedido a todos que pertencem à grande Corrente de Graça, Renovação Carismática Católica, em que ele inclui todos que possuem a característica carismática, a viver três missões: 1-Levar a experiência do Batismo no Espírito Santo a toda a Igreja; 2-Trabalhar a unidade dos cristãos e; 3-Cuidar dos pobres.

Confirmamos, hoje, que o Espirito Santo é um dom não somente para a Igreja, mas para toda a humanidade, e que “Pentecostes” está sempre presente nela. Portanto, somos convidados a abrir nosso coração e nos deixar conduzir pelo Espírito Santo.

Com alegria dizemos hoje: Ubi autem Spiritus Patris, ibi homo vivens!

Espirito Santo, doação de Deus Pai e Deus Filho, tende piedade de nós!

Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós!

Com a minha benção,

Poznan, maio de 2023.

(Disponível em: https://www.cnbb.org.br/pentecostes-2023/. Acesso em: 27 mai 2023)