Ministro Umberto compartilha suas reflexões sobre a Palavra de Deus

Alegria! É o sentimento que deve impregnar a cada um de nós na medida em que o Natal se aproxima. O profeta Isaías proclamava sua alegria por Deus tê-lo escolhido para fazer o bem e dar a boa-nova aos humildes, e João Batista nos dá a dimensão do poder de Jesus, boa-nova presente no meio de nós, e que nos batiza no Espírito Santo. Sendo assim, estejamos sempre alegres, rezando sem cessar para que todos se convertam à mensagem de amor de Jesus Cristo e desta forma possam também compartilhar desta alegria, para que o Natal seja não apenas um momento alegre, mas o início de um período de plena felicidade!

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 61,1-2a.10-11) 1O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2apara proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

Salmo - Lc 1,46-48.49-50.53-54 (R. Is 61,10b)
R. R. A minh'alma se alegra no meu Deus.
46'A minha alma engrandece o Senhor,* 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48porque olhou para a humildade de sua serva.*  Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada.R.
49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas  em meu favor.* O seu nome é santo,
50e sua misericórdia se estende, de geração em geração,* a todos os que o respeitam. R.
53Encheu de bens os famintos,* e despediu os ricos de mãos vazias.
54Socorreu Israel, seu servo,* lembrando-se de sua misericórdia. R.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses  (1Ts 5,16-24) Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois - espírito, alma, corpo - seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 1,6-8.19-28) Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: 'Quem és tu?' 20João confessou e não negou. Confessou: 'Eu não sou o Messias'. 21Eles perguntaram: 'Quem és, então? És tu Elias?' João respondeu: 'Não sou'. Eles perguntaram: 'És o Profeta?' Ele respondeu: 'Não'. 22Perguntaram então: 'Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?' 23João declarou: 'Eu sou a voz que grita no deserto: 'Aplainai o caminho do Senhor`' - conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: 'Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?' 26João respondeu: 'Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias.' 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.