Destaques


Devoção a N. Sra. de Nazaré poderá ser reconhecida patrimônio da humanidade

A iniciativa será impulsionada em evento deste próximo fim de semana, com representantes de Portugal e do Brasil.

A cidade portuguesa de Nazaré acolherá no próximo fim de semana o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré (24 a 26 de janeiro). Um dos destaques do evento será a proposta de que as práticas populares de devoção a Nossa Senhora de Nazaré sejam reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O site do evento observa:

“O culto a Nossa Senhora de Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições marianas portuguesas; ele também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil”.

De fato, o Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, é uma das maiores manifestações de religiosidade do mundo, reunindo mais de 2 milhões de pessoas em sua grande procissão anual de outubro. Em 2013, o Círio de Nazaré, especificamente, já foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Agora a ideia é que o conjunto das demais manifestações populares de culto à Virgem de Nazaré também o seja.

Para o evento deste próximo fim de semana, uma comitiva com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré partirá de Belém do Pará para dar apoio à candidatura em Portugal, incluindo o arcebispo dom Alberto Taveira, o reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves, e representantes do governo do Estado.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegará a Lisboa na quarta-feira, 22 de janeiro, e, após a recepção por autoridades portuguesas, seguirá para o Museu dos Jerônimos, onde permanecerá exposta para veneração até a sexta-feira, 24. A exposição terminará com uma Celebração Eucarística.

Na mesma sexta, começará o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, no próprio Santuário de Nazaré, com oração e procissão das velas. No sábado e domingo, 25 e 26, haverá conferências sobre a história do Culto Nazareno em Portugal e no Brasil, além, é claro, da Santa Missa, a ser presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, dom Manuel Clemente.

 

Da Redação

Horários das Missas

Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

Sexta-feira, missa às 15h na Igreja Matriz

Sábado, às 18h, missa na Comunidade Nossa Senhora da Defesa

Segunda, às 15h, missa das almas na Comunidade Nossa Senhora da Defesa.

Domingo, às 08h, 10h30 e 19h missa na Matriz e às 09h missa na comunidade de Santa Edwiges.

Publicações

Festa de Nossa Senhora da Luz 2019