Destaques


Devoção a N. Sra. de Nazaré poderá ser reconhecida patrimônio da humanidade

A iniciativa será impulsionada em evento deste próximo fim de semana, com representantes de Portugal e do Brasil.

A cidade portuguesa de Nazaré acolherá no próximo fim de semana o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré (24 a 26 de janeiro). Um dos destaques do evento será a proposta de que as práticas populares de devoção a Nossa Senhora de Nazaré sejam reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O site do evento observa:

“O culto a Nossa Senhora de Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições marianas portuguesas; ele também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil”.

De fato, o Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, é uma das maiores manifestações de religiosidade do mundo, reunindo mais de 2 milhões de pessoas em sua grande procissão anual de outubro. Em 2013, o Círio de Nazaré, especificamente, já foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Agora a ideia é que o conjunto das demais manifestações populares de culto à Virgem de Nazaré também o seja.

Para o evento deste próximo fim de semana, uma comitiva com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré partirá de Belém do Pará para dar apoio à candidatura em Portugal, incluindo o arcebispo dom Alberto Taveira, o reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves, e representantes do governo do Estado.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegará a Lisboa na quarta-feira, 22 de janeiro, e, após a recepção por autoridades portuguesas, seguirá para o Museu dos Jerônimos, onde permanecerá exposta para veneração até a sexta-feira, 24. A exposição terminará com uma Celebração Eucarística.

Na mesma sexta, começará o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, no próprio Santuário de Nazaré, com oração e procissão das velas. No sábado e domingo, 25 e 26, haverá conferências sobre a história do Culto Nazareno em Portugal e no Brasil, além, é claro, da Santa Missa, a ser presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, dom Manuel Clemente.

 

Da Redação

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 18h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Orientações da Arquidiocese para retorno presencial em Abril de 2021