A ética da compaixão. Ela nos faz agir com gentileza e afeto humano, e nos dá satisfação pelo bem-estar do outro

Compaixão não é um sentimento de pena, dó nem afeição emocional. É um estado mental da consciência e compreensão de que os outros têm direito de serem felizes. Por ela, sentimos satisfação pelo bem-estar dos outros e passamos a viver o altruísmo. O outro é o centro. É a compaixão que nos leva à generosidade e à capacidade de empatia e de consideração pelo bem-estar dos outros com o propósito de não prejudicar, não agredir.

É a compaixão que nos faz agir com gentileza e afeto humano. Dela brota o espírito de reconciliação, que é o respeito pelos direitos e opiniões alheias. Compaixão é um sentimento e uma atitude que encerra compreensão e ternura. Compreendemos as pessoas que erram, porque elas também são feridas desde longa data, são pessoas machucadas, condicionadas pelo seu passado. Erram sem opção, agem emocionalmente, sentem-se impotentes diante de tantos condicionamentos. É capaz de compreender as circunstâncias do agir alheio errado, e não se deixar condicionar só pela ofensa recebida. A compaixão leva em conta a fraqueza do agressor, a causalidade de sua situação, a fraqueza inerente a cada pessoa humana. Compaixão é compreensão.

A compaixão é compreensão, é afeto e empatia, ela nos faz mais humanos e nos dá felicidade

A ética da compaixão não se rege pela aparência das pessoas. Não olha o rosto, mas o coração; não olha a ofensa, mas as raízes e causas que levam as pessoas a ofender seu semelhante. Daí que a compaixão nos faz próximos dos outros, atentos a seus interesses, prontos a perdoar e tolerar, sempre levando em consideração o bem-estar e a felicidade dos outros. Ela nos dá um coração de mãe, atitude de respeito e empatia pelo próximo, como também sabe ter paciência e tolerância.

Para alcançarmos a compaixão, precisamos de muita espiritualidade e forte disciplina interior, muita coragem. Mas este é o endereço da felicidade e o caminho da paz interior. Um dos primeiros sinais dela é a paciência, a serenidade diante das adversidades e humilhações. Quanto menos alguém se preocupa consigo mesmo, sofre menos e terá mais paz interior. A compaixão supõe a humildade, que é a consciência do nosso húmus, nosso barro e, ao mesmo tempo, a satisfação pelo bem dos outros, a alegria pelo sucesso alheio, até de nossos inimigos. Humildade é o esvaziamento de si, que não é autodesvalorização, mas aceitação do nosso lado fraco, de nossas sombras e feridas.

É essá ética que nos confere felicidade, paz interior, realização pessoal e sentido da vida. Quanto mais a temos, menos sofrimento e mais vida. Enfim, a compaixão é a suprema emoção, é a bem-aventurança, a bênção que faz a vida bela e digna de ser vivida. Por força dela, nossa opção pelos pobres é duradoura, intrépida e prazerosa.

Fonte: Canção Nova

Festa de Nossa Senhora da Luz 2019