Destaques


A relevância do Cristianismo para a formação da pessoa humana

Um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é a “dignidade da pessoa humana”, como lemos no Artigo 1º da Constituição de 1988. Essa fundamentação foi juridicamente possível diante do fato de que a dignidade da pessoa humana encontra uma tranquila receptividade na nossa cultura. Porém, o valor que nós hoje damos à pessoa humana precisou de séculos para ser reconhecido. Pode-se então perguntar: “Quando e como foi formulado o conceito de “pessoa”? Quando e como esse conceito foi aplicado ao ser humano?”.

Os estudiosos concordam em reconhecer que a valorização da pessoa humana aconteceu graças ao Cristianismo. Antes, o homem era considerado apenas como membro da “espécie humana”, sem dar importância  a cada indivíduo.

Agora, o homem é pensado como pessoa em sua individualidade

Porém, a revelação cristã não está voltada ao gênero humano de modo abstrato, não diz respeito ao “homem em geral”, mas é dirigida a todos os homens tomados individualmente, enquanto que, cada um deles é filho de Deus, chamado à plena comunhão com Ele.  Nesta parceria entre Deus e o homem, o ponto mais alto encontra-se em Jesus de Nazaré, Deus-homem, homem-Deus. N’Ele, o próprio Deus estende a mão para a parceria e, ao mesmo tempo, proclama a infinita nobreza e a imensa dignidade de cada homem finito e particular.

Permitam-me uma lembrança da minha experiência no Burundi (África Central) nos anos 1971-73. Só os amigos, naquela cultura, bebem juntos no mesmo grande vaso de cerveja de banana, cada um com um canudinho. E eles, na liturgia, expressam a parceria de Deus com o homem, com a seguinte expressão: “beber junto com Deus”. Com tal frase, traduzem a palavra “Aliança”. Sim, Deus faz aliança conosco em Jesus.

Com esse horizonte cristão diferente, por exemplo, daquele do mundo greco-romano, estava colocada a premissa, a possibilidade e a necessidade da origem e do desenvolvimento do conceito de pessoa. Porém, o impulso imediato para esse processo exigiu tempo. A ocasião de tal reflexão ocorreu, principalmente, a partir das disputas teológicas acerca dos grandes mistérios da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e da Encarnação (o Filho de Deus que se fez homem), cuja solução contribuiu, de forma decisiva, à formulação exata do conceito de pessoa.

O primeiro exame rigoroso desse conceito foi realizado por Agostinho. A sua intenção era a de encontrar um termo que se pudesse aplicar distintamente ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Sem correr o risco, de uma parte, fazer Deles três deuses e, de outra, dissolver sua individualidade. Essa dupla virtude é expressa pelo termo latino persona (=pessoa), o qual “não significa uma espécie, mas algo de singular e de individual”. Analogamente, esse termo se aplica, também, ao homem, pois “cada homem é uma pessoa”.  Então, Santo Agostinho foi o primeiro a atribuir ao homem o conceito de “pessoa”.

O termo “pessoa” foi também fundamental para dizer quem é Jesus. Conforme a doutrina do Concílio de Calcedônia (451), a “pessoa” divina do Filho de Deus assumiu duas naturezas: a natureza humana e a natureza divina. De fato, se Ele não fosse homem, não representaria a humanidade na Cruz. E, se não fosse Deus, o sacrifício da cruz não teria valor infinito.

Mas então, antes desse uso, a palavra “pessoa” existia? E, se existia, qual significado tinha?
Sim, existia; e podia indicar a “máscara de teatro”. Pois, o mesmo ator usava uma ou outra máscara, conforme a peça que estava representando. Podia indicar, também, uma função social. E, assim, o mesmo indivíduo podia ter a função social de “senador” e outra de “proprietário”. Então, antes, “pessoa’ indicava as várias identidades que podiam ser aplicadas a um ser humano em diferentes situações, conforme o papel que precisasse desenvolver nessas situações. Mas, no vocabulário cristão, o termo “pessoa” passa a indicar a irredutível identidade e unicidade de um indivíduo.

Se olharmos para nossas fotos, nas várias etapas da vida, podemos afirmar que somos a mesma pessoa quando crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos. E vamos aprofundar: eu era pessoa desde a minha concepção e serei pessoa, também, depois da minha morte. Eis porque nós rezamos aos santos e rezamos pelos falecidos: são “pessoas”; as mesmas que viveram e que, um dia, com a graça de Deus, esperamos reencontrar. Eis porque é pessoa o faminto, o sedento, o nu, o preso, o doente, o estrangeiro nos quais, misteriosamente, Jesus está presente. E Ele nos julgará conforme nossa atitude de misericórdia ou de indiferença diante das pessoas que encontramos na vida.

Vimos que o termo “pessoa” é importante para falar de Deus, de Cristo, dos santos. E, também, os anjos são pessoas; vivem juntos de Deus e nos ajudam. Eis porque São Tomas escreveu que “pessoa significa o que há de mais nobre no universo”.

 

Por: Lino Rampazzo
Canção Nova

Horários das Missas

Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

Sexta-feira, missa às 20h na Igreja Matriz

Sábado, às 18h, missa na Comunidade Nossa Senhora da Defesa

Segunda, às 15h, missa das almas na Comunidade Nossa Senhora da Defesa.

Domingo, às 08h, 10h30 e 19h missa na Matriz e às 09h missa na comunidade de Santa Edwiges.

Publicações

Festa de Nossa Senhora da Luz 2019