12º Aniversário de ordenação diaconal de Marcio José Ribeiro

A Paróquia que ofereceu oito Padres e sete religiosas para a Igreja, neste domingo, 10 de fevereiro de 2019, celebrou o 12º aniversário de ordenação diaconal de Marcio José Ribeiro

Marcio José Ribeiro nasceu em São Paulo no dia 19 de outubro de 1961. Primeiro filho do casal Mario José Ribeiro e Dina Aurora Ribeiro. Seu pai de origem simples, veio retirante do nordeste em 1949. Sua mãe, filha de portugueses, enchia o lar com a sua ternura e fé. Foi batizado no mesmo ano do seu nascimento pelo Pe. Luis Biasi na Paróquia Nossa Senhora Assunção, na Vila Guilherme. Conviveu com os seus dois irmãos, Marcos Carolino Ribeiro e Marcelo José Ribeiro, em um ambiente fraterno e amigo. Seu exemplo como filho e irmão alimentava esse espírito em sua casa.  Ajudava seus pais no bar da Vila Guilherme e, depois, no Imirim. Realizou a sua primeira comunhão em 1972 na paróquia Nossa Senhora de Fátima do Imirim que, na época, tinha como pároco Pe. Constâncio.

Em 1975 sua família, com muito sacrifício e luta, compra sua casa própria no  bairro da Vila Gustavo, na Rua Nossa Senhora da Luz, 35, em frente ao antigo prédio da Paróquia de Nossa Senhora da Luz (atualmente Comunidade Nossa Senhora da Defesa). No mesmo dia em que seus pais providenciavam a mudança, assumia como pároco em nossa comunidade, seu atual orientador espiritual Pe. Valdevir Cortezi. Marcio acompanha o belíssimo trabalho vocacional realizado no final da década de setenta pelo nosso Padre, fazendo parte inclusive de grupo vocacional nessa época. Assume também nesse período o trabalho de coordenação da pastoral da Juventude que era conhecido como JCM (Juventude Cristã em Marcha) juntamente com a Meire Celeste, hoje sua esposa, mãe dos seus filhos Guilherme e Ana Beatriz.

Trabalhava de dia na empresa de ônibus parada inglesa (atual Sambaiba onde continua até hoje) e a noite, estudava História na PUC de São Paulo.

Em 2000, recebe o convite do Pe. Valdevir para assumir a Diaconia permanente. Já no ano seguinte, na festa da Padroeira de 2001, ele aceita o convite oficial da Igreja feito por D. Manoel. Inicia seus estudos propedêuticos no segundo semestre desse ano e a Teologia na Faculdade Assunção logo em seguida.

Com 45 anos recebeu no sábado, dia 10 de fevereiro, a unção do diaconato permanente. Sinto-me emocionado descrevendo sua trajetória, revivendo os momentos mais felizes de nossas vidas. Percebo em seu olhar a mesma alegria do nosso tempo de criança ao vê-lo como diácono, dando a impressão que poderemos nos alegrar como crianças na presença de nossos pais. Em 2002, no início do curso de Teologia, assistimos a Páscoa do nosso pai. Meu irmão esteve presente até o último dia ao lado dele. Esse amor por sua família, sua esposa e seus filhos,  nos faz compreender porque Deus o escolheu para esse serviço.

Marcelo José Ribeiro
webmaster da Paróquia Nossa Senhora da Luz