Ata do primeiro dia da Assembleia Paroquial sobre o Sínodo Arquidiocesano

Ata da Assembleia - dia 10/11/2018

O encontro iniciou-se com a oração, canto e a leitura do trecho do livro do Apocalipse. O diácono Marcio, primeiramente, explicou sobre o Sínodo: a palavra significa: caminhar juntos; e nos lembrou o Evangelho dos discípulos de Emaús. Explicou que todas as igrejas de São Paulo foram convocadas sendo que neste ano, as Paróquias devem apresentar as suas análises, dificuldades e propostas de ação.

Há uma divisão em três etapas/anos:  2018 – Paróquias. 2019 Regiões Episcopais e 2020 – a conclusão será elaborada pela Arquidiocese com um novo Plano Pastoral. Esclareceu, ainda que no encontro de hoje (10/11), o objetivo é apresentar a todos os convocados a participar da assembleia, as sínteses dos documentos produzidos desde abril:  os questionários respondidos nos encontros mensais, apresentando as análises e sugestões. A síntese da pesquisa de campo elaborada por pesquisadores da Arquidiocese que entrevistaram 109 pessoas em seus domicílios no território paroquial. Apresentar o resultado do levantamento paroquial, realizado pelo Padre e Diácono. E por fim, a síntese dos dados fornecidos pelo IBGE, ao censo de 2010, com informações sobre o território da paróquia. Sobre os dados do IBGE, destacamos: a Paróquia tem um território de 109 hectares, com uma população de cerca de 18.271 habitantes e deste total, 11000 são católicos.

Os dados referentes aos encontros mensais apresentam: 68% destacou que a comunidade é boa/ amável, porém precisa melhorar no aspecto do acolhimento. Aqueles que responderam aos questionários, expressaram a preocupação com o número reduzido de jovens na paróquia. As Pastorais dos Enfermos, Social e Missionária foram lembradas como trabalho reconhecido que marca a presença da Paróquia no bairro.

Em seguida, Umberto, membro do Conselho Central, apresentou a síntese da pesquisa realizada pela Arquidiocese de São Paulo. E destacamos: 92% dos moradores são famílias tradicionais (pai, mãe e filho(a)); 73% têm entre 26 e 60 anos; 46% têm Ensino Médio completo; 42% indicaram que pertencem a Classe Média Baixa. 61% são católicos. Daqueles que se declararam católicos: 52% são praticantes; 36% vão à missa, 22% não fizeram a 1ª Eucaristia; 60% acha que tem missa suficiente aos domingos. Grande parte, não acessa o site da Arquidiocese, não conhece o jornal “O São Paulo” e recebem informações sobre a Igreja através da comunidade. Outros dados foram apresentados, e o Diácono Márcio informou que todos os membros da Assembleia receberão a Síntese completa dos documentos citados para que tenham mais tempo de ler, refletir  e assim, melhor participar dos próximos encontros.

Concluídas as apresentações das sínteses, o Padre Valdevir falou a todos da importância de participarmos destes encontros com abertura de coração e lembrou ainda, que a nossa responsabilidade maior será no dia 25/11, quando deveremos apresentar propostas de ação. Segundo o Padre, a questão que cada um deve responder é: “O que fazer?”
O Diácono fez o lembrete das datas das próximas Assembleias 24 e 25/11, motivou a todos a estarem presentes nestas datas, em seguida foi encerrado o encontro com uma oração e benção final.